braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Seu filho precisa usar óculos?


Algumas atitudes das crianças podem servir de alerta e os pais, por sua vez, devem ficar atentos a alguns comportamentos dos filhos para evitar problemas de visão mais graves no futuro.

A oftalmologista Dra. Maria Pia Friera Acebal, formada na Universidade de Oviedo, especializada em plástica ocular, informa que é possível fazer exame oftalmológico em qualquer idade.

Atualmente, é obrigatório o teste do olhinho quando a criança nasce o que já descarta alguma anormalidade, mas, de qualquer forma, a partir dos 4 anos a criança já colabora ao fazer um exame.

Se não for diagnosticado nenhum problema no teste do olhinho, é conveniente levar a criança ao oftalmologista quando começar a escola, ainda mais se houver precedente familiar.

Para a oftalmologista os pais devem ser observadores dos comportamentos do filho, principalmente se a criança: Encosta muito na TV Tropeça ou bate nas coisas com frequência, Vira um dos olhos ficando estrábica, Aparece nas fotos com a pupila (aquele buraquinho preto que fica no centro do olho) esbranquiçada em vez de ser bem preta, Fica com os olhos lacrimejantes ou vermelhos com frequência, Sente dores de cabeça, Diminui o rendimento escolar.

De acordo com a Dra. Maria Pia as crianças estão sujeitas a algumas doenças nos olhos, as mais frequentes são: Conjuntivites (alérgicas ou infecciosas), Miopia (dificuldade de enxergar longe), Astigmatismo (dificuldade para enxergar de perto e longe), Hipermetropia (dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos), Estrabismos ou desvios oculares, muitas vezes diagnosticados precocemente pelas mães, Presença de patologias como glaucoma e catarata congênitos.

O que prejudica a visão infantil são as mesmas coisas que prejudicam a qualquer adulto.

Alguns fatores externos como: falta de higiene, falta de proteção ultravioleta e correção inadequada.

Mas a maioria dos problemas visuais são congênitos ou hereditários, explica a Dra. Maria Pia.

E quanto ao uso de óculos escuros a proteção ultravioleta esta indicada em qualquer idade, aconselha a Dra. Maria Pia Friera Acebal.

As crianças podem e devem ser protegidas dos raios solares.

O que muitas pessoas não sabem é que não adianta apenas utilizar óculos com as lentes escuras, o produto deve ter qualidade e com proteção ultravioleta. (yahoo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário