braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

LÁGRIMAS DO MEU TEMPO BOM: “Viagem à Rio Pardo”




Continuando a serie “Lágrimas do meu Tempo Bom”, a qual extraímos algumas partes do meu livro, lembro como se fosse hoje, o ano de 1980, (com apenas 15 anos de idade), quando fiz a viagem mais longa de toda a minha vida que agora só me resta saudade.

Ao lado de meus pais, minha irmã Gisélia e meu sobrinho Vagner, fomos à São Paulo Capital visitar meu irmão Agenor com a família.

Chegando lá, tivemos a oportunidade de irmos conhecer a residência do meu tio paterno, Francisco Teodósio, localizada na cidade histórica de Rio Pardo no Estado do Rio Grande do Sul, a 120 km depois de Porto Alegre, na região de Caxias do Sul.

Era época natalina e além das belezas naturais que encantavam nossos olhos, os lindos enfeites de natal pelas estradas gaúchas e região sul nos deixavam empolgados.

Ao atravessar o Rio Guaíba, que banha a capital gaúcha, as paisagens eram cada vez mais lindas e ao chegar a Rio Pardo, fomos recepcionados pelo Tio Francisco, sua esposa Regina e o casal de filhos Flávio e Cristina.

Durante as comemorações de final de ano, permanecemos em Rio Pardo durante uma semana.

Lá, conhecemos os principais pontos históricos da cidade os quais vale apena citar: o Forte Jesus Maria José, a Rua da Ladeira (primeira Rua calçada, tombada pelo patrimônio histórico), Igreja Matriz de Nsrª do Rosário, Solar Almirante Alexandrino, Antiga Escola Militar, a ponte do Rio Pardo, a Praia dos Ingazeiros no Rio Jacuí e dezenas de belíssimos prédios históricos, já que o município é o quarto mais antigo do Estado.

As comemorações familiares do nosso natal foram comemoradas por cerca de 250 pessoas, incluindo parentes familiares e amigos, no Clube dos Trabalhadores Gaúchos (CTG), ao lado da casa do meu tio, no centro da cidade.

Lembrar momentos e dias como estes, mencionados agora, é claro que vale apena se emocionar. (Braga Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário