braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

domingo, 22 de dezembro de 2013

CIDADE DE BANANEIRAS: Apanhados históricos de “Manoel Luís Silva”


A partir do momento que o município de Bananeiras se emancipou, tornando-se independente da Vila Real do Brejo de Areia, os primeiros povoadores e líderes, procuraram determinar seus representantes legais, manifestando interesses de serem representados ma Assembléia Provincial e no Município.

Logo providenciaram a indicação de pessoas para dirigir o destino da recém-emancipada cidade Bananeirense.

Nas eleições de 1880 elegeram o Coronel Antonio Targino Cândido das Neves e o Padre Manoel de Souza Correia Lima como representantes legais na Assembléia da Província da Paraíba.

O Coronel João Ferreira da Rocha, na qualidade de Deputado Provincial, foi o primeiro chefe político da cidade de Bananeiras e chefiou a região no período republicano.

As primeiras eleições para Prefeito no município aconteceram em 1890, sendo eleito José ferreira da Rocha, que ficou no poder até 1892, quando Felinto Ferreira da Rocha assumiu a Prefeitura através de nomeação.

A partir do ano de 1898, foi eleito Deputado da Província, ficando em seu lugar o Coronel João Clementino da Rocha, nomeado para quatro anos de mandato.

Depois foi a vez do Tenente João Neves, nomeado Prefeito, passando a liderar a política por muitos anos, quando outras figuras também se engajaram na política partidária do município.

Antes, porém, é importante salientar que os prefeitos executavam suas atividades com anuência de um Conselho Municipal, o mesmo tinha poder de autorizar, fiscalizar e coordenar as tomadas de decisões do Poder Executivo, todavia os conselheiros executavam as atividades do Vereador na época atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário