braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MUNICÍPIO DE BANANEIRAS: Apanhados Históricos de "Manoel Luís Silva"


A rede hidrográfica do município de Bananeiras é composta de córregos perenes, formando riachos que alimentam as barragens e açudes locais e deságuam nos rios de maior capacidade, como o próprio Rio Curimataú.

O Riacho Bananeiras que corre por todo o município bananeirense, antes de desaguar no Rio Pirpirituba, recebe água de seus afluentes, alcançando a Cachoeira do Roncador.

O Rio Goiamunduba nasce no município de Bananeiras, recebe águas dos afluentes dos riachos Lagoa do Matias e Laranjeiras, passando pelo povoado de Roma, indo encontrar com o Rio Bananeiras, mais adiante.

O Riacho Damião, que nasce no sítio de mesmo nome, banha o distrito de Vila Maia, juntando-se ao Rio Bananeiras nas comunidades do Angelim, Côcos entre outros.

Todos esses riachos que nascem no município de Bananeiras, depois de alcançarem o município de Pirpirituba, deságuam no Rio Araçagí, formando a bacia do Vale do Mamanguape.

O município de Bananeiras se destaca por fazer parte de uma região, que na sua maioria é provida de açudes e barragens de pequena, média e grande capacidade, onde quase todos são de propriedades particulares, sendo que alguns deles são públicos, como a exemplo temos os açudes Olho D´agua, Baixa Verde, Jandaia e outros.

O objetivo de parte deles é servir as famílias rurais e urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário