braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MUNICÍPIO DE BORBOREMA: Plano para turismo rural na Cahoeira do Roncador é apresentado pelo governo



Um plano de ações integradas para alavancar o turismo rural nos municípios de Bananeiras, Borborema e Pirpirituba, será apresentado, na manhã desta sexta–feira dia (13), pelas prefeituras dos três municípios.

A iniciativa é do Governo do Estado e está sendo executada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) com parceria de outros órgãos.

A apresentação começa a partir da 8h, na comunidade Caruatá, no município de Borborema, localizada na área de Proteção Ambiental (APA), na Cachoeira do Roncador.

Após a conclusão dos trabalhos, entra em discussão a reavaliação e repactuação do diagnóstico rural participativo para 2014.

De acordo com a extensionista social da Emater, Ivanalda Dantas, as ações de assistência técnica e extensão rural na APA do Roncador tiveram início em abril deste ano, com a construção do diagnóstico rural participativo.

Entre as ações, destacam-se cursos de capacitação em associativismo, organização rural e previdência social no campo.

Foram formados dois grupos de produção em piscicultura e avicultura alternativa com projetos elaborados e que serão financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Encontram-se em fase de implantação oito viveiros escavados, para a produção de peixes e 10 aviários para a criação de frangos alternativos.

Também foram elaboradas Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) para pessoas físicas, com encaminhamentos de DAP jurídica, com vistas à construção da sede da associação dos moradores das comunidades.

Irão participar do encontro, além dos agricultores familiares da região, prefeitos, secretários de turismo, técnicos da Emater e representantes do comitê da APA da comunidade Roncador, composto pelo poder público e a sociedade civil representado por várias instituições. (Com Secom-PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário