braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MUNICÍPIO DE BANANEIRAS: “O Cruzeiro de Roma”

No livro “Apanhados Históricos de Manoel Luís Silva, sobre o município de Bananeiras, o Cruzeiro Jesus Maria José, conhecido por todos como o Cruzeiro de Roma, se localiza nas adjacências do então povoado de Roma, no mesmo município e teve suas origens nos idos do século XIX, na comunidade por nome de Lagoa do Matias, na propriedade do senhor João Rodrigues Neves.
O mesmo edificou a pedido do Padre Cícero Romão Batista, com o objetivo de receber os romeiros que não poderiam se deslocar para o Juazeiro do Norte (CE), podendo assim, pagar suas promessas.
Padre Cícero pediu que ele fosse instalado em cima do morro mais alto da região, com frente voltada para a Igreja de Nossa Senhora das Dores no Juazeiro, o que tem cunho de veracidade, até porque a Igreja da Santa tem o seu frontal para o nascente, ou seja, em direção frente a frente com a Capela de Roma e o respectivo Cruzeiro.
A construção da Capela do Cruzeiro de Roma, segundo informações do morador Manoel Luís dos Santos, se deu em 1907. A colocação do Cruzeiro aconteceu na passagem do século XIX, sendo inaugurada em dezembro de 1901, cujo pedestal é feito em madeira, vindo depois à construção da sua base e o entorno feito em alvenaria.
Nessa mesma data também, foi celebrada a primeira missa no local. O período de maior visitação dos romeiros se dá entre os meses de outubro a janeiro, quando centenas de fiéis se deslocam de várias cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte, para pagarem suas promessas e assim, renovarem sua fé. (((Bananeiras Apanhados Históricos-Manoel Luís Silva)))

Nenhum comentário:

Postar um comentário