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terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

VOCÊ SABIA? Coco é o alimento que previne doenças, rejuvenesce e faz emagrecer

Pesquisas científicas recentes provaram que a delícia é, na verdade, aliada da saúde. "O coco é rico em nutrientes, previne doenças cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico", diz a nutróloga Cristiane Coelho. Outra notícia boa: ele fornece duas gorduras do bem, que rejuvenescem e, consumidas em doses moderadas, ajudam a emagrecer. "O ácido láurico e o monolauril são recheados de vitamina E, que age como antioxidante, combatendo os radicais livres e afastando sinais de envelhecimento precoce na pele", destaca a especialista. As moléculas gordurosas também geram energia, reduzindo a porcentagem de gordura corporal e queimando quilinhos extras.
Potássio, sódio, fósforo e cloro - os quatro minerais fazem parte da composição do coco. "O time é poderoso: o potássio e o sódio são essenciais no transporte de nutrientes e água para dentro das células; o fósforo converte proteínas, carboidratos e gorduras em energia, além de atuar no sistema nervoso, ajudando a prevenir a perda da memória", explica Cristiane. "O cloro, em conjunto com os outros nutrientes, controla a entrada e a saída de líquidos no organismo e colabora na formação de sucos gástricos", completa. Para dar uma mãozinha ao quarteto fantástico, as fibras entram em cena. Elas auxiliam no bom funcionamento do intestino, ajudam a reduzir a absorção da gordura e provocam sensação de saciedade, o que evita ataques constantes à geladeira. A água de coco tem cerca de 20 calorias em cada 100 ml e é composta basicamente de água (95%) e açúcares (5%).
"Entre as vitaminas presentes na bebida, as principais são as do complexo B, importantes para a manutenção da saúde mental e emocional, e a C, antioxidante que melhora a absorção do ferro e dá uma força extra ao sistema imunológico", afirma Cristiane. Por ser rica em minerais, a água de coco é considerada um isotônico natural, ótima opção para repor o líquido perdido durante as atividades físicas. E mais: sua ação diurética vem sendo testada no tratamento de pedra nos rins. A água de coco vendida em caixinhas é saudável, mas prefira consumir a bebida diretamente da fruta, pois não carrega conservantes. Se optar pela industrializada, compare o nível de sódio entre as diferentes marcas e fique com aquela que apresenta a menor quantidade. Pessoas com sobrepeso não podem exagerar no consumo da polpa do coco em virtude do alto teor de gordura e valor calórico contidos nela: 20 gramas de coco verde têm 35 calorias e 25 gramas de coco seco 75. Quem sofre de diabetes, hipertensão ou doença renal também deve controlar o consumo da água da fruta, pois o alto índice de sódio e potássio pode agravar os problemas. (((M de mulher culinária)))

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