braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

sábado, 29 de março de 2014

PARABÉNS: Cidade de Remígio completa 57 anos na próxima segunda-feira dia 31


Remígio é pequena, mas nunca deixa de ser uma cidade bela. Toda vez que a visito ou atravesso seu centro comercial, me deparo com a felicidade. Não é a toa que gosto de Remígio, porque foi na igreja matriz Nossa Senhora do Patrocínio, que lá recebi o batismo e minha primeira eucaristia, presididos pelo Padre Zé Fidelis. Nesta matéria que tem como fonte a FAMUP, sabemos que os primeiros habitantes do município de Remígio foram os índios Potiguares.
Comenta-se que em 1700 já haviam passado homens brancos na região, embora só tenha registros em 1778 quando o alferes Luiz Barbosa da Silva e o português João de Morais Valcácer, oficializaram, com uma simples troca de fios de barba a permuta de suas propriedades.
O nome Remígio derivou-se de um genro de Barbosa Freire que se chamava Remígio dos Reis e que foi o primeiro a construir a sua casa perto de uma das cinco lagoas existentes. Remígio que pertencia ao vizinho município de Areia viveu os mesmos ideais da sede tomando parte ativa nas lutas da Confederação do Equador, uma das mais belas páginas da história areiense. Sua Emancipação Política se deu em 14 de março de 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário