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segunda-feira, 31 de março de 2014

PERIGO E BENEFÍCIO: Cuidado ao consumir o “Sal de Cozinha”


O cloreto de sódio (sal de cozinha) é extremamente importante para a nossa saúde, pois ele ajuda a manter o equilíbrio hídrico e o funcionamento regular das células do nosso corpo, sendo, portanto indispensável a sua presença na nossa alimentação.
A necessidade diária máxima de sódio recomendada é de 2,4 gramas por dia, o equivalente a 6 gramas de sal, aproximadamente 1 colher rasa das de café ou o conteúdo de uma tampa de caneta Bic, porém o brasileiro está comendo mais sal do que deveria, chegando a um consumo de 12 a 16 gramas por dia, o equivalente a 2 a 3 vezes o ideal diário. O consumo excessivo de sal pode acarretar sérias conseqüências ao nosso organismo, tais como: inchaço, já que o sódio provoca retenção de líquidos, além de provocar o aumento da pressão arterial, podendo levar ao infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame) e problemas renais.
É importante que todos, principalmente o indivíduo portador de diabetes, que já é mais propenso a doenças cardiovasculares, vigiem a quantidade de sódio ingerida nas refeições.
Os alimentos industrializados comumente apresentam quantidades excessivas de cloreto de sódio em sua formulação, portanto é necessário analisar no rótulo do produto a quantidade de sódio presente na porção a ser ingerida. Já os alimentos naturais como: verduras, legumes, grãos e frutas também já contêm quantidades de sódio em sua composição.
Devemos nos habituar a ingerir menores quantidades de sal no nosso dia a dia, pois este hábito além de ser saudável será com o passar do tempo, palatável.
(((Dr. João Sergio de Almeida Neto-Endocrinologista e Diretor Clínico da ADIABC -Associação de Diabetes do ABC)))

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