braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

quinta-feira, 29 de maio de 2014

VOCÊ SABIA? No Brasil cigarro mata 23 pessoas por hora


O enfisema pulmonar é uma das inúmeras doenças relacionadas ao tabagismo, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das principais causas de morte evitável no mundo.
O cigarro está associado a várias doenças como as cardiovasculares, infecções respiratórias, cânceres, úlceras, impotência sexual e complicações na gravidez.
No Brasil, a doença pulmonar obstrutiva crônica, também chamada de enfisema pulmonar, atinge cerca de seis milhões de pessoas. Somente 12% dos pacientes são diagnosticados e desses apenas 18% recebem tratamento. A doença mata cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil. Em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde acredita de acordo com projeções que a DPOC será a terceira maior causa de morte no mundo até 2030.
Os sintomas iniciais da doença são tosse e falta de ar. “É a inflamação nos brônquios que acaba destruindo os alvéolos pulmonares. Não dá para recuperar o que foi destruído, mas parar de fumar é a primeira medida para eliminar o fator de risco. Não tem cura, mas há tratamento”, disse Regina Maria. “
No Brasil, estima-se que o cigarro seja a causa de 200 mil mortes por ano, 23 por hora. No mundo, estima-se que o cigarro seja a causa de 4,9 milhões de mortes por ano, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
(((Nordeste1.com http://www.nordeste1.com/cigarro-mata-23-pessoas-por-hora-no-brasil/#ixzz338PwIUCt)))

Nenhum comentário:

Postar um comentário