braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

quarta-feira, 4 de junho de 2014

VOCÊ SABIA? Usar celular à noite, no escuro, pode causar cegueira


Um chinês de 26 anos correu o risco de ficar cego depois de forçar os olhos ao usar demais o smartphone para mandar mensagens de celular no escuro durante a noite.
Ele foi diagnosticado com deslocamento de retina e teve que passar por uma cirurgia de emergência, já que o tratamento apropriado é o melhor caminho para evitar a cegueira. As informações são do site inglês Daily Mail.
A retina, que é sensível à luz e se comunica com o nervo óptico, se desloca quando começa a se afastar dos vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes ao olho.
O problema não é raro, pelo contrário, é até "comum", mas em idosos com idades entre 50 e 70 anos, e não em adultos jovens. Aliás, os médicos têm se preocupado com o aumento da condição entre pessoas mais novas e alegam que o uso demasiado do celular pode ser o culpado.
Apesar do caso do chinês ser extremo, os especialistas explicam que a luz emitida pelo celular e por tablets causa uma pressão desnecessária aos olhos, principalmente quando usado no escuro. "Nossos olhos evoluíram para uma visão tridimensional. Mas acabamos forçando-os demais para focar e encontrar uma imagem 3D em uma tela 2D", explica Andrea Thau, oftalmologista de Nova York. (((Portal Terra)))

Nenhum comentário:

Postar um comentário