braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

domingo, 10 de agosto de 2014

SAINDO DE SERRARIA: Rota Cultural Caminhos do Frio chega à cidade de Bananeiras nesta segunda-feira dia 11


Na abertura do evento, será feito uma homenagem ao Mestre Maestro. “Nós não podemos deixar de fazer referência a este que foi um grande divulgador e propagador da nossa cultura. Mestre Maestro faz parte da história cultural de Bananeiras. Esquecer isso é cometer um dos mais absurdos crimes.” Comentou Mirian Trindade, Secretária de Cultura e Turismo do município que na última sexta-feira dia 8, fez uma visita ao local onde funcionava a oficina do Mestre Maestro.
Com raízes fincadas no município de Bananeiras, o “brincador” da arte do teatro com bonecos, marcou a geração dos tempos da luz a querosene. “Naquela época não tinha televisão, não tinham essa festas grandes que tem hoje, então a diversão era as brincadeiras de Pastoril, Boi-de-Reis e João-Redondo, por isso Mestre maestro era chamado para brincar na região inteira e era conhecido em todo lugar. Aonde ele chegava era uma festa montava a empanada e apresentava seu espetáculo.” Lembra emocionada a dona de casa Josefa Oliveira da Silva, viúva do “brincador”.
Artesão dos próprios bonecos, o Mestre Maestro deixou mais de 30 personagens. Hoje, é o Geraldo Oliveira da Silva, de 33 anos, filho do Mestre que dá continuidade a arte do teatro com bonecos. “Antes de morrer meu pai pedia para que a gente não abandonasse os bonecos e que desse continuidade ao seu trabalho. Com muita alegria tenho feito isso, por entender também, que a arte do João-Redondo não pode morrer.” Disse Geraldo ao mostrar a coleção de Bonecos deixada pelo Mestre. Outro que tem sido responsável pela continuidade do trabalho do Mestre, é o seu neto de 13 anos, Augusto José da Silva de Araújo. Além da arte de brincar com os bonecos, Geraldo também herdou a arte de confeccioná-los.
Mas o “brincador” não só confeccionava os próprios bonecos, ele também executava vários instrumentos musicais, por isso ficou conhecido como Mestre Maestro.
A programação do Caminhos do Frio – Aventura e Arte na Serra – acontece entre os dias 11 e 17 de Agosto, com atrações musicais, oficinas culturais, exibição de filmes, teatro, lançamentos de livros, apresentações culturais, mostra gastronômicas, eventos esportivos, de aventura e religiosos.
Vale lembrar que a Rota Cultural Caminhos do Frio se despede da cidade de Serraria neste domingo dia 10.
(CODECOM-Prefeitura de Bananeiras/PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário