braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

VOCÊ SABIA? Exercícios físicos podem prejudicar a saúde bucal


Praticar exercícios é ótimo para a saúde, ajuda a manter um peso saudável e garante o bem estar da mente, pois atividades físicas são uma forma de prazer para o corpo. No entanto,
De acordo com um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, pessoas que praticam exercícios regularmente devem ficar atentas a sua saúde bucal.
Alunos de uma universade na Alemanha descobriram que atletas correm mais risco de desgaste dentário do que aqueles que têm uma vida mais sedentária.
Para comprovar a pesquisa, 35 atletas e 35 sedentários foram submetidos a exames orais, testes salivares e um questionário sobre seus hábitos alimentares e de higiene. No caso dos atletas, foram vistos a quantidade de treino por dia e que tipo de bebidas e alimentos eles tomavam para compensar a perda energética.
Durante o estudo, dois pontos se destacaram: conforme aumentavam as horas de treino semanal, aumentavam também as erosões dentárias; em uma corrida, quando os atletas aumentaram a intensidade, o fluxo salivar diminuiu e o pH da saliva aumentou, tornando-a levemente mais ácida.
“Se somarmos isto à mistura de açúcares e proteínas consumidas, seja em bebidas ou barras energéticas antes e depois da atividade, a boca torna-se o terreno ideal para as cáries”, explica a dentista Jessica Emery. “Nossas defesas contra bactérias nocivas são encontradas na saliva, portanto se o fluxo salivar diminui, fica mais difícil manter a boca saudável e limpa. Tanto a maneira como você respira durante o exercício quanto a desitratação contribuem para prejudicar a boca de um corredor”, alerta.
Mas é claro que tudo isso não significa que você deve parar de correr ou abandonar sua rotina de exercícios.
Veja abaixo algumas recomendações para evitar que seu treino afete o bem estar da sua boca.

1. Manter-se hidratado
Essa é a melhor defesa de um atleta, pois seu corpo necessita de água para substituir a saliva perdida. É bom tomar água antes, durante e depois do treino. Se você corre em maratonas, considere aumentar a quantidade de sal na comida, isso ajuda o corpo a reter água.
2. Consumir bala ou chiclete de menta sem açúcar
Isto ajuda a reativar as glândulas salivares após um exercício. É importante lembrar que a bala ou chiclete devem ser sem açúcar, para evitar o acúmulo de bactérias.
3. Escovar os dentes e usar fio dental com frequência
Duas vezes por dia já é suficiente, mas se você sentir sua boca um pouco pastosa após o treino, acrescente uma escovação nesse período. Qualquer dor ou sensibilidade, consulte o seu dentista.
(Yahoo México-Blog Belarmino Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário