braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2015

APRENDENDO UM POUCO MAIS: Você sabe como funciona o painel solar fotovoltaico para produzir a energia solar?


Todos nós sabemos que a luz do sol atinge o painel solar fotovoltaico e de alguma forma ele gera energia elétrica. Qual é a explicação cientifica por traz deste efeito fotovoltaico?
De uma forma simples:
1 – Célula Fotovoltaica de Silício
A parte mais importante de um painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica) são as células fotovoltaicas de silício (Si). O silício é composto de átomos minúsculos que são carregadas com elétrons.
A concepção mais comum de painéis fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) utiliza dois tipos diferentes de silício. Isto é para criar cargas negativas e positivas. Para criar uma carga negativa, o silício é combinado com boro, e para criar uma carga positiva, o silício é combinado com o fósforo.
Esta combinação cria mais elétrons no silício carregado positivamente e menos elétrons no silício carregado negativamente.
O silício carregado positivamente é “sanduichado” com o silício carregado negativamente, isso permite a célula de silício reagir com o sol produzindo energia elétrica.
2 – A construção do Painel Solar Fotovoltaico
Cada célula fotovoltaica é cuidadosamente colocada, plana, em série, uma após a outra.
As células fotovoltaicas individuais são conectadas usando uma faixa condutora extremamente fina. Esta tira é tecida de cima para baixo de cada célula, de modo que todas as células fotovoltaicas do painel solar fotovoltaico estejam ligadas, assim criando um circuito.
Essa série de células fotovoltaicas é então coberta com uma lamina de vidro temperado, tratado com uma substancia antiaderente e antirreflexo, emoldurado usando um quadro de alumínio.
Na parte de trás do painel fotovoltaico solar, há dois condutores provenientes de uma pequena caixa preta (caixa de junção). Esses cabos são usados para ligar os painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) em conjunto, formando uma série(s) de painéis fotovotlaicos. Esse conjunto de painéis fotovoltaicos é então conectado através de cabos de corrente contínua ao inversor solar.
3 – Efeito Fotovoltaico (o processo que gera eletricidade)
As partículas de luz que viajam do Sol à Terra a cada dia são chamadas de fótons. Os fótons levam cerca de 7 segundos para percorrer a trajetória do Sol até a Terra.
a) Quando os fótons atingem as células fotovoltaicas, eles fazem com que alguns dos elétrons que circundam os átomos se desprendam.
b) Estes elétrons livres vão migrar, através da corrente eléctrica, para a parte da célula de silício que está com ausência de elétrons.
c) Durante o dia todo, os elétrons irão fluir em uma direção constantemente, deixando átomos e preenchendo lacunas em átomos diferentes. Este fluxo de elétrons cria uma corrente elétrica, ou o que nós chamamos de casualmente de Energia Solar Fotovoltaica.
Esta explicação é uma forma simples de mostrar o efeito fotovoltaico, na realidade existem outros materiais além do silício utilizados para a fabricação de células fotovoltaicas e outras formas de se fabricar uma placa fotovotlaica. A tecnologia explicada acima é a mais utilizada mundialmente, representando provavelmente 90% do mercado de painéis solares no mundo.
(portalsolar.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário