braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

domingo, 30 de agosto de 2015

DRª SAÚDE EXPLICA: O que é gangrena?


Gangrena é a morte de um tecido do corpo devido à insuficiência de irrigação sanguínea em uma determinada região ou à uma infecção bacteriana.
A doença é mais comum nas extremidades do corpo, incluindo pés, dedos, braços e pernas, mas também pode ocorrer em músculos e órgãos internos.
A gangrena pode acontecer por falhas no abastecimento de sangue em certas regiões do corpo, fazendo com que as células não consigam sobreviver e o tecido morra, e/ou por uma infecção bacteriana.
Há dois tipos principais de gangrena, a seca e a úmida. Elas se diferem da seguinte maneira:
A gangrena seca é caracterizada pela pele seca e enrugada onde há a gangrena, além da alteração de cor. Ela pode se desenvolver de forma lenta e ocorre mais comumente em pessoas com doenças ligadas aos vasos sanguíneos
A gangrena úmida se refere ao tecido com gangrena onde há infecção bacteriana. Inchaço, bolhas e aparência "molhada" são comuns em casos de gangrena úmida. Ela se desenvolve, normalmente, depois de queimaduras severas, congelamentos, ou ferimentos. Também ocorre frequentemente quando pessoas com diabetes têm feridas nos pés ou dedos. A gangrena úmida deve ser tratada imediatamente, pois se espalha pelo corpo rapidamente e pode ser fatal
Ainda existem as gangrenas gasosa (que afeta os músculos), interna (que afeta órgãos internos como os intestinos e o apêndice), a gangrena sinérgica bacteriana progressiva, que acontece após operações cirúrgicas, e a gangrena de Fournier, que afeta os órgãos genitais - principalmente dos homens.
As pessoas com maior risco de desenvolver gangrena são aquelas com doenças que afetam os vasos sanguíneos e o fluxo de sangue, como o diabetes e aterosclerose. Além destes, pessoas com as seguintes condições são mais propensas a desenvolver gangrena:
- Obesidade
- Cirurgia ou trauma recente
- Ser pessoa vivendo com HIV
- Tabagismo
- Tomar algumas medicações anticoagulantes (muito raramente).
Quando a gangrena afeta a sua pele, os sinais e sintomas podem incluir:
- Alterações na cor da pele, ela fica mais pálida, azulada, preta, amarelada ou avermelhada, dependendo do tom original
- Uma linha clara de separação entre a pele saudável e a com gangrena
- Dor severa seguida de uma sensação de dormência
- Odor fétido e feridas.

(Colaboração:Portal minhavida.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário