braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Município de Borborema completa 56 anos de Emancipação Política


Nessa última quinta-feira dia 12, a Prefeitura Municipal de Borborema organizou uma programação alusiva ,aos 56 anos de Emancipação Política daquele município.
Escolas públicas e particulares fizeram parte das comemorações com desfile cívico, além de outras atrações comemorativas.
Conforme dados da wikipédia, a ocupação das terras onde hoje se localiza o município de Borborema, iniciou-se em 1912, com a aquisição de terras pelo advogado José Amâncio Ramalho, vindo da cidade vizinha de Araruna.
Ramalho construiu um açude e a seguir uma hidrelétrica que forneceu iluminação às cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema até 1962.
Posteriormente, instalou uma despolpadeira de arroz e uma fecularia.
Isto deu origem à vila de Camucá, que originaria a sede do município.
Em 1913, o trem chegou à região, ajudando a consolidar o povoamento, que se expandia graças à agricultura.
Na década de 20 do século XX foi construída a igreja de Nossa Senhora do Carmo.
José Ramalho, muito empreendedor, teve a preocupação de contratar um engenheiro para planejar a cidade.
Percebe-se tal marco onde as ruas são todas largas e com mão e contra-mão complentamente separadas por canteiros de árvores, e as ruas são feitas em blocos todas com saídas distintas. Logo após a vontade de emancipar-se tomou conta dos grandes homens da vila que recebeu dentre outros nomes: Camucá, Borborema, Boa Vista e por fim Borborema.
De acordo com a Lei 2.133 de 18 de Maio de 1959, foi elevado à categoria de município com a denominação de Borborema, desmembrado de Bananeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário