braganeto1965@hotmail.com

braganeto1965@hotmail.com

terça-feira, 12 de julho de 2016

EM JOÃO PESSOA : PSD, PMDB e PSDB juntos e misturados


Conforme vai se aproximando a data-limite para a consolidação das chapas majoritárias e proporcionais, mais o burburinho aumenta. Peças e jogadores vão se mexendo nos bastidores, afim de garantir o melhor cenário possível nas eleições que se aproximam. Nessa fase, quem consegue jogar melhor, sai na frente. Pelo o que temos escutado na imprensa especializada, o senador Cassio Cunha Lima, vem habilmente articulando uma grande coalizão entre o PSD de Cartaxo, o PMDB de Maranhão (Manoel Jr?) e o seu PSDB. A intenção obviamente é impedir à todo o custo, que a prefeitura seja retomada pelo PSB do governador Ricardo Coutinho. Isso seria provavelmente um desastre irreparável para as pretensões de Cássio e seus pares em 2018.
Antes de qualquer coisa, é importante destacar que a polarização já é uma realidade. Irreversível. Cartaxo e Cida protagonizarão sim os principais embates e espaços na mídia.
Num primeiro momento, esse grande acordão capitaneado pelo senador Cássio, nos leva talvez, à um precipitada conclusão de que em se concretizado esse movimento, a eleição em João Pessoa será uma grande barbada. Vitória acachapante do atual prefeito já no 1º turno. Afinal de contas, temos um prefeito bem avaliado e com larga vantagem nas pesquisas de opinião. Ademais, não podemos ignorar a articulação de um CCL/PSDB no processo de unificação, e muito menos a diferença que pode fazer um PMDB a favor, mesmo com o possível racha. Difícil não pensar que eleição acaba já no 1º turno.
Mas, todavia, ficaria muito fácil enxergar apenas o óbvio. Existe o imponderável. Não vou adentrar a respeito da força-motriz do governador RC e da unidade em torno da candidatura da professora Cida Ramos. O que quero dizer, é que todo esse movimento bem no estilo “todos contra um”, também pode levar à uma outra interpretação. Pode-se interpretar como um sinal de receio em relação à Cida Ramos. E esse sentimento de receio se interliga com vários outros sentimentos. A verdade é que, ocorrendo ou não a coalizão desses três partidos, meio que acidentalmente, luzes já foram gratuitamente direcionadas à candidatura do PSB. E como falei acima, quanto mais circo houver em torno dessa grande coalização, se é que ela vai realmente acontecer, mais interpretações alternativas soprarão no inconsciente coletivo da população.
“Daqui não tem mais volta
Pra frente é sem saber
Pequenos paraísos
E riscos à correr.”

(Aldo Ribeiro-Blog do Tião Lucena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário